A telemetria é uma tecnologia sem fio de transmissão e recepção de dados que tem a finalidade de monitorar remotamente as condições ambientais ou estados de determinados equipamentos. Esse sistema de monitoramento é muito utilizado para controle de veículos, tanto nos setores de logística de transportes como nos esportes automobilísticos, como a Fórmula 1.
Como sistema de monitoramento de automóveis, a telemetria é utilizada por meio de um computador de bordo que envia, em tempo real, uma série de informações importantes diretamente do veículo.
Os sistemas por telemetria possibilitam monitorar padrões de dirigibilidade que devem ser seguidos pelos motoristas. Esse fator é de extrema importância para a redução das infrações de trânsito e acidentes rodoviários. Quando o profissional dirige acima da velocidade padrão ou faz paradas bruscas, por exemplo, o sistema emite um alerta para a equipe de monitoramento, que pode fazer contato com o condutor para checar se ele está bem e em segurança.
Outra possibilidade é o rastreamento por meio do monitoramento da rota. Assim, quando um veículo sai do caminho determinado, o gestor é automaticamente avisado para averiguar o que está acontecendo. Esse controle pode ser feito por meio de computadores e até de dispositivos móveis como tablets e smartphones.
Uma preocupação constante dos gestores de frota é com o controle eficiente de custos. Além dos gastos com manutenção e reparos emergenciais, o país enfrenta sérios problemas de infraestrutura rodoviária, o que causa danos frequentes aos veículos.
Neste sentido, a telemetria ajuda a incentivar os motoristas a fazerem um uso mais racional dos veículos, reduzindo a velocidade e o consumo de combustível. É possível, inclusive, auditar todas as informações de abastecimento e, com isso, garantir que os condutores só utilizem a rede de serviços autorizados.
É possível também se cadastrar check-lists de manutenções periódicas, reduzindo os serviços corretivos e aumentando os preventivos, o que reflete em menor depreciação dos veículos e, consequentemente, na redução de gastos com manutenção.
Um sistema de gestão de frota baseado em telemetria oferece ao gestor uma série de relatórios que possibilita uma visão panorâmica do que está acontecendo com veículos e condutores. É possível optar, por exemplo, por relatórios que tragam informações por veículo e/ou por motorista.
Além disso, o sistema permite controles e otimizações das rotas, diminuindo tempos e facilitando o cumprimento de prazos. Tudo isso com poucos cliques, com interface intuitiva e disponível em qualquer dispositivo para ser acessado via web.
Além destes benefícios apontados, o sistema de gestão de frotas tecnológico e moderno destaca o comprometimento da empresa com a segurança e qualidade de vida do condutor, o que contribui para a construção de uma boa imagem da empresa aos olhos dos seus colaboradores e terceirizados. Como consequência, esses profissionais também se sentem mais confiantes e motivados, pois entendem os esforços da empresa para tornar o seu negócio socialmente correto.
Há uma série de benefícios que a Telemetria traz para os gestores de frotas. Do aumento da segurança até contribuição com o meio ambiente, passando por redução de custos, conservação do patrimônio e otimização de rotas.
• Mais segurança
• Redução de Custos
• Gestão mais inteligente
O rastreador cobre o Brasil todo?
Como faço para Contratar?
O rastreador consome bateria do veículo?